Our Recent Posts

Tags

Groomer: que profissão é essa que tem se destacado no mercado pet?

A profissão de Groomer no Brasil tem se destacado muito, mas o mercado pet ainda carece de profissionais qualificados e especializados. Você já conhece essa profissão, mas não está familiarizado com seu nome. Vamos falar então de Groomers.

O que é Groomer?

Groomer nada mais é que a profissão de tosador. A palavra groomer é a denominação inglesa para a profissão de quem dá banho, tosa e cuida da estética e saúde preventiva dos animaizinhos.

Porém, muitas pessoas acabam defendendo que o termo Groomer não pode ser usado para qualquer pessoa que exerce a profissão, mas apenas por aqueles que foram reconhecidos com título e vitórias em competições da área. Não precisa seguir esse caminho, tá? Pode chamar o tosador de Groomer.

E como está o mercado pet de groomer?

Escasso. Sim! Parece inacreditável, mas, atualmente, há um número muito baixo de groomers/tosadores no mercado. Claro que estamos falando de profissionais capacitados e que entendem de saúde animal, com especialização em cortes específicos.

Se você deseja ser um groomer, o importante é se capacitar fazendo cursos de especialização. Segundo Waldecir Silva, Coordenador de Programas Educacionais da Pet Society e especialista na área há 15 anos, "muitos profissionais se destacam em uma rede social, mas logo somem do mercado, tem uma carreira meteórica. A melhor dica é o conhecimento. Você, naturalmente, vai se destacar quando fizer o ‘diferente’ e o ‘melhor’. Saia do comum e leve seu conhecimento como maior diferencial".

Conheça o curso online de um dos maiores Groomers do Brasil, Samuel Castro

Por que é importante se capacitar?

Existem alguns fatores que tornam a capacitação muito importante. Vamos ver alguns:

  • Para entender os comportamentos de compra dos clientes, assim como suas necessidades;

  • Manter-se atualizado com cursos de raças específicas ou sobre conhecimentos de estrutura e cursos de tosa;

  • Aprender que o groomer é muito mais que entender da parte estética, como o caso da tosa higiênica;

  • Os tutores estão cada vez mais exigentes e dispostos a pagar preços mais altos;

  • Os tutores precisam sentir segurança no seu trabalho, assim como confiança.

Após realizar a capacitação e adquirir conhecimento nessas áreas, utilize as redes sociais para construir uma reputação. Tire fotos dos seus trabalhos e faça publicações demonstrando seu amor pelos animais. Isso conquistará seus seguidores. Quando receber algum contato, seja atencioso com o tutor.

Tendências do mercado pet para o groomer

Existem muitas raças de cães no mercado que lançam tendências de tosa e se tornam muito versáteis. São elas: Spitz Alemão, Schnauzer, Lhasa Apso, Poodle, Shih-tzu, Maltês e Yorkshire. E esse segmento promete crescer cada vez mais nos próximos anos.

Outro segmento que promete um crescimento grande é a tosa em gatos, que atualmente não é muito comum. Como tem aumentado a adoção desses bichanos nos lares brasileiros, e muitos têm uma pelagem longa, a tendência é que aumente a procura pela tosa de felinos.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo atualmente. São 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros.

Conheça o curso online de um dos maiores Groomers do Brasil, Samuel Castro

  • Preto Ícone LinkedIn

Paraná, Brasil