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5 Dicas para diminuir a inadimplência no pet shop

A inadimplência é um problema presente em qualquer negócio, porém acaba sendo agravada quando o assunto é pet shop. Veja como diminuir a inadimplência!

Se você é um empreendedor pet, com certeza já sofreu com a “falta de dinheiro” de seus clientes. No entanto, existem algumas técnicas simples que podem te ajudar a diminuir a frequência de inadimplência.

O principal problema do pet shop é seu modelo de negócio, onde é comum encontrarmos empresas familiares ou mais próxima dos moradores locais. Dessa forma, a consolidação de algumas amizades é inevitável, e com isso vem o vender fiado.

Porém, é sabido que a população brasileira não possui uma boa educação financeira, e por isso a grande maioria está sempre em dívidas. Assim, se sua empresa aceitar (e é bem provável que aceite) vender fiado, o “calote” sempre vai ocorrer.

Deseja saber como proceder para diminuir a inadimplência em seu pet shop?

Vejamos 5 dicas poderosas para isso!

1 - Diminuir a vendas no fiado é diminuir a inadimplência

Como ficou claro no início do texto, o principal causador da inadimplência é a venda no fiado. Dessa forma, a melhor maneira de diminuir a inadimplência é reduzir esse tipo de venda.

No entanto, é importante notar que o crediário também faz parte do fiado. De fato, quando algum cliente compra no crediário, ele apenas irá pagar no mesmo dia do mês seguinte. Isso deixa brechas para um possível calote.

2 - Controlar o valor máximo no crediário

Cortar o fiado ou o crediário é praticamente impossível em um pet shop, porém é sempre viável controlar o valor do crediário do cliente.

Além disso, se for você mesmo quem fica no balcão, é possível tomar algumas notas sobre a confiabilidade de alguns clientes recorrentes de seu negócio, o que irá facilitar muito na hora de fazer esse controle.

Trace uma estratégia de valor que irá ajudar tanto a você quanto seus clientes.

3 - Faça cobranças de inadimplentes

Pessoas inadimplentes geralmente são péssimas na gestão financeira, dessa forma é bem provável que estejam com várias outras dívidas além da sua.

Assim, quando elas recebem o salário e começam a pagar as contas, elas acabam pagando as contas que mais se lembram.

Portanto, para você diminuir a inadimplência em seu pet shop é importante realizar cobranças. No entanto, só cobre quando tiver comprovantes da dívida, pois caso a pessoa te processe por cobrança abusiva, sua empresa estará segura.

4 - Negocie as dívidas

Em muitos casos, não vai ter jeito: seu cliente não terá dinheiro para te pagar! No entanto, ainda é possível conseguir um retorno da dívida por meio de negociações.

A ideia aqui é ajudar seu cliente a se organizar financeiramente, e para isso é importante facilitar o pagamento da dívida. Uma ótima forma de fazer isso é parcelar a dívida em várias prestações pequenas.

Se o cliente te deve R$500, por exemplo, quebre o valor em 10 parcelas de R$50. Isso torna viável o pagamento da dívida, mesmo que leve um tempo considerável.

5 - Cobre juros!

Essa dica é muito delicada, e deve ser aplicada pontualmente. Dessa forma, só será válida em alguns casos, e você irá decidir quando fazê-lo.

O principal ponto da cobrança de juros é a educação. De fato, o cliente sabe que tem a dívida, e também sabe que isso é errado. Assim, quando juros é cobrado, isso se consolida na mente dele, classificando o ato como “errado”.

Com certeza isso irá diminuir a inadimplência em seu pet shop!

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Paraná, Brasil