Our Recent Posts

Tags

Conceitos financeiros básicos para você administrar seu Pet Shop


Hoje eu vou explicar alguns conceitos financeiros básicos que muita gente me procura para tirar dúvidas. Ricardo, o que é Fluxo de Caixa? Ricardo, o que é depreciação? Ricardo, o é ponto de equilíbrio? Então, vou explicar aqui o que é e como você pode aplicar estes termos na gestão financeira do seu negócio pet.

DRE

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

Resumindo, é um controle que pode ser feito numa planilha em excel ou em um sistema, onde você coloca todas as receitas e despesas da sua empresa em um determinado período para apurar se deu lucro ou prejuízo.

DFC

Regimes. São os regimes de como os lançamentos financeiros são registrados. Vamos lá...

Regime de competência

  • Representado pelo DRE que eu já expliquei há pouco

  • Reflete o ponto de vista contábil dos lançamentos.

  • Vamos ao exemplo: quando você faz uma compra de um fornecedor, você lança o valor integral da Nota, independente do prazo de pagamento. Para esse regime, o documento será registrado na data de emissão da NF ou no recebimento da mercadoria, lançando o valor total.

Regime de Caixa

  • Representado pelo DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa

  • Reflete o ponto de vista financeiro

  • Exemplo prático: ao realizar uma compra de um fornecedor você dá entrada dessa nota nas datas de vencimento dos boletos.

Depreciação

Depreciação é a perda do valor econômico dos bens que deve ser reconhecida de acordo com a sua vida útil. Exemplo prático: você compra uma bicicleta, paga 2000 mil reais e vende ela após 18 meses de uso por 200 reais. Sua bicicleta teve uma depreciação de 1.800 em 18 meses.

Custos Fixos vs. Custos Variáveis

Custos Fixos: não sofrem variação de acordo com o volume de produção. Exemplo prático: o valor do aluguel. Se entrar um cliente ou 1000 clientes, o valor de aluguel vai ser o mesmo.

Custos variáveis: variam de acordo com o volume de produção. Exemplo prático: custo do shampoo no banho e tosa, dependendo da quantidade de serviços que você realizar, esse custo irá aumentar ou diminuir.

Ponto de Equilíbrio (PE)

Ponto de equilíbrio é o ponto de intersecção entre os custos totais (CT = Custos Fixos + Custos Variáveis) e o Valor de Venda.

Se nessa curva você estiver abaixo desse ponto, você estará com prejuízo, se estiver acima, você terá lucro.

Ponto de equilíbrio para gestão financeira em uma Pet Shop.

Capital de Giro

Capital de giro: recursos necessários para manter a operação do dia a dia.

O capital de giro dentro de uma pet shop é muitas vezes negligenciado pelo empresário ou desconhecido. É o dinheiro que você precisa para pagar o salário dos funcionários, o dinheiro para comprar novos produtos dos fornecedores, ou seja, para deixar o seu negócio funcionando.

Inadimplência

Inadimplência é quando seu cliente não paga as dívidas em sua pet shop. Ela pode causar um rombo no caixa fazendo com que o capital de giro seja sugado para pagar as contas e demais operações.

Tributação

Uma pet shop pode estar enquadrada no Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Grande maioria das empresas do Brasil estão no Simples Nacional.

Última grande mudança foi feita em 2018.

Aplicação do Fator R para benefício da empresa.

Grande abraço

Ricardo de Oliveira

  • Preto Ícone LinkedIn

Paraná, Brasil