Our Recent Posts

Tags

Como Montar um Pet Shop Móvel

Você já deve ter ouvido falar em Pet Shop Móvel, não é mesmo? Também conhecido como Pet Truck, é um segmento do mercado pet que está em franco crescimento e que tem um alto potencial de lucratividade por muitas razões. São elas:


1 - As pessoas estão cada vez mais sem tempo para cuidar dos seus pets devido à vida corrida de trabalho e obrigações;

2 - O trânsito nas grandes cidades está cada vez pior e se deslocar até um Pet Shop para deixar seu pet para o banho e tosa e depois buscá-lo exige um investimento de tempo, gasolina e estacionamento, que nem sempre as pessoas estão dispostas a pagar;

3 - Como o serviço é prestado em casa, o animal fica menos estressado;

4 - A divulgação pode ser feita 100% pelas redes sociais, WhatsApp e indicações de clientes, deixando os investimentos em marketing num patamar bem acessível;

5 - O investimento para montar um Pet Shop Móvel é menor que um Pet Shop físico tradicional, ficando em torno de 80 a 150 mil já com o veículo incluído.




Gostou? então deixa eu te falar alguns passos importantes que você tem que dar para montar esse negócio:


Passo 1 - Escolha um veículo para ser o seu Pet Shop


O ideal são as vans como Fiat Ducato, Renault Master, Mercedes Sprinter, Lifan Foison, etc. No mercado existem opções novas entre 40 e 175 mil reais. Além das usadas em bom estado de conservação que podem custar a metade disso. No entanto, cuidado, pois um veículo muito velho, amassado, com pintura descascada ou problemas mecânicos podem fazer uma propaganda negativa do seu negócio.


Outra opção é também comprar um trailer já adaptado para esta finalidade e rebocá-lo com o seu carro.


Passo 2 - Escolha uma empresa para adaptar o veículo

Como trata-se de um nicho novo no mercado pet, dificilmente você vai encontrar um veículo já adaptado para ser um Pet Shop. Sendo assim, você terá que contratar uma empresa que faça essa adaptação, tanto interna quanto externamente. Você vai precisar de uma banheira apropriada para isso, mesa de tosa, jato de água com temperatura controlada, dois tanques de água (um com limpa e outro com suja), secador e um gerador de energia. Além disso, também vai precisar transformar a parte externa numa fachada e vitrine pro seu negócio.


Se você não sabe onde encontrar essas empresas que fazem adaptações de veículos, uma dica é procurar no Google ou perguntar para algum dos food trucks que estão espalhados no Brasil, onde eles fizeram as adaptações dos seus veículos.


Dependendo do veículo que você escolher e do que você vai querer colocar de produtos e serviços, essa adaptação pode custar entre 10 a 40 mil reais.


Passo 3 - Deixe tudo legalizado


Seu Pet Shop Móvel precisa passar por todas as etapas burocráticas de abertura de uma empresa, como ter um contrato social, um CNPJ, Inscrições Estadual e Municipal se vender produtos, alvará de funcionamento e outras liberações.


Você também precisará de um veterinário como responsável técnico de acordo com o Decreto nº 40.400/1995, artigo 3º. Preste atenção também na sua CNH que deve ser no mínimo B.Para alguns casos de veículos muito grandes e pesados, a exigência é pela categoria C.


Passo 4 - Precificação


Como você vai entregar mais conforto, praticidade e economia de tempo para os clientes, então é esperado que você cobre mais por isso. Pelo que eu tenho visto no mercado, se seu serviço cobrar 20% acima de um Pet Shop físico padrão os clientes não reclamarão. Passo 5 - Tenha bons controles


É importante que você controle bem os seus gastos com deslocamento, insumos e demais despesas para que você saiba exatamente qual a margem de lucro do seu negócio. Muitas pessoas fazem isso em planilhas, mas o ideal mesmo, é você comprar um aplicativo ou sistema que tenha essa finalidade. Existem vários no mercado que controlam contas a pagar, a receber, estoques, vendas e administrativo. Mas, faça o que for mais prático para você ter esse controle.


Passo 6 - Facilite a vida do seu cliente


Como o seu serviço tem o diferencial de entregar praticidade e economia de tempo para seu cliente, é importante que todas as etapas da prestação desse serviço sejam ágeis e simples. Por exemplo, use um aplicativo para agendamento das visitas, use o WhatsApp para comunicar-se com seus clientes e tenha sempre maquininhas de cartão para fazer as cobranças.




Bom, espero que esse conteúdo tenha te ajudado e se você gostou, compartilhe com seus amigos. Se você quer receber conteúdo exclusivo, cadastre-se na minha lista vip.

O link é esse aqui: https://www.centralmp.com/semanadoempreendedorpet


Grande abraço Ricardo de Oliveira



  • Preto Ícone LinkedIn

Paraná, Brasil