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ROI: retorno sobre investimento do meu Pet Shop


O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. É por meio desse indicador que é possível saber quanto dinheiro o seu pet shop está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado.

Isso inclui qualquer atividade feita visando lucro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de equipamentos, compra de ferramentas de gestão, reformas, inauguração de novas lojas, compra de mercadorias, etc.

O objetivo é deixar claro não só quais investimentos valem a pena, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo, para que tenham desempenho melhor.

Cada área, seção ou departamento da sua loja tem um resultado diferente em faturamento, margem e custos. Por isso, acompanhar o retorno sobre investimento de cada um deles é fundamental. O ROI ajuda a responder algumas perguntas profundas sobre o seu negócio, como:

  • Quais são as maiores fontes de lucro do Pet Shop?

  • Quais são as ações de Marketing mais eficazes?

  • Vai dar retorno mais rápido reformar o banho e tosa ou a clínica veterinária?

  • Quem deve ter espaço maior na gôndola, marca A ou marca B?

  • Vale a pena diminuir o espaço da marca C para incluir a marca D?

  • Vale a pena abrir no domingo?

  • Entre outras questões do dia a dia da sua loja.

É claro que não adianta esperar encontrar informações detalhadas somente com a análise do retorno sobre investimento, mas ele vai te dar uma boa direção de onde procurar.

Daí, usando outras métricas, você poderá se aprofundar melhor nos pontos que precisam de melhorias. Vamos então ao cálculo do ROI:

De forma bem objetiva, a fórmula é:

Vamos dar um exemplo:

Digamos que você quer tomar a decisão de quanto espaço você vai dar para brinquedos e para a linha de condução, que são coleiras, peitorais, enforcadores e focinheiras.

Daí você avaliou os resultados do último mês de cada uma dessas categorias e descobriu o seguinte:

Você vendeu 5 mil reais em brinquedos e seus custos são: 2 mil com fornecedores, 1 mil em impostos e 500 reais em comissões, totalizando 3 mil e 500 reais. Colocando na fórmula isso fica assim: 5 mil menos 3 mil e 500, dividido por 3 mil e 500 vezes 100. O resultado dá 42,86

Agora vamos para os números de condução: A receita de vendas foi de 7 mil, 3 mil e 500 de fornecedores, os impostos 1 mil e 400 e as comissões 700 reais, totalizando um custo de 5 mil e 600. O resultado dessa conta fica: 25

Ou seja, apesar da receita ser menor, o ROI de brinquedos é maior do que o ROI de condução, sendo assim, vale a pena neste exemplo, estudar aumentar o espaço de brinquedos em relação ao de condução já que o ROI da primeira categoria é 71% maior do que da segunda. Entendeu?

Espero que este conteúdo tenha te ajudado e se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Grande abraço

Ricardo de Oliveira

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Paraná, Brasil