Our Recent Posts

Tags

Lucratividade e rentabilidade: qual a diferença entre elas?


Você sabe a diferença entre lucratividade e rentabilidade? Vou te explicar direitinho, porque nas minhas mentorias online, vejo bastante gente fazendo confusão em relação a esses termos que são super importantes para a gestão financeira do seu pet shop.

Para uma empresa conseguir se manter e crescer, é preciso vender produtos e serviços por um preço maior do que você pagou e também obter um retorno do capital que foi investido no negócio, no menor espaço de tempo possível. Entender esses dois conceitos vai te permitir ter maior clareza na gestão financeira e melhorar seu desempenho em atividades como compras, precificação, gestão de capital de giro e muito mais.

Então vamos lá...

Lucratividade

Antes de eu explicar o que é lucratividade, vou te explicar o que é lucro. Lucro é o valor da receita total da empresa, menos as despesas que são custos, impostos e tributos. O resultado dessa conta nós chamamos de lucro líquido. Se esse valor for negativo, chamamos de prejuízo, ok?

Vamos dar um exemplo: se o seu Pet Shop teve uma receita total no mês passado de 20 mil reais e os gastos totais somaram 15 mil reais. O seu lucro líquido é de 5 mil reais.

Agora vamos para a Lucratividade: ela é o ganho obtido pelas vendas em determinado período de tempo.

Vou dar um exemplo: digamos que um cliente comprou um saco de ração no valor de 100 reais. Desse valor, o governo leva 20 reais por meio da carga tributária, você pagou pro seu fornecedor 30 reais por este saco e você está pagando pro seu vendedor 5 reais de comissão pela venda. Logo, você tem um lucro líquido de 45 reais por unidade nesta venda. Então sua lucratividade é de 45%. Concorda?

Você pode utilizar esse cálculo para saber se a quantidade de vendas está gerando lucro e suprindo o valor das despesas e custos. Você pode também avaliar o desempenho do seu Pet Shop em relação aos seus concorrentes. E como eu faço isso, Ricardo? Bom, é importante você conhecer pessoalmente seus concorrentes, ter uma boa relação com eles, trocar informações e até pequenos favores. Lembre-se que concorrente não é inimigo e se vocês se ajudarem, todos poderão se beneficiar.

Rentabilidade

A rentabilidade é o percentual do retorno do investimento feito no negócio, seja para começar o empreendimento ou implantar alguma melhoria ou inovação.

A rentabilidade tem o objetivo de averiguar se a quantia investida valerá a pena a longo prazo.

Vamos dar o exemplo novamente da ração. Digamos que você vendeu 200 sacos daquela ração. Faz as contas aí: 200 sacos x 45 reais de lucro por saco = 9.000 reais.

Agora, digamos que você investiu 6 mil reais em propaganda para que seus clientes e outras pessoas da região soubessem do preço promocional dessa ração.

A fórmula então será a seguinte: (9 mil reais/6 mil) x 100 = 150%. Ou seja, para cada 1 real que você investiu em propaganda, há um lucro de R$ 1,50.

Espero ter te ajudado a entender melhor os conceitos e contribuído para uma melhor gestão financeira do seu pet shop.

Grande abraço.

Ricardo de Oliveira.

  • Preto Ícone LinkedIn

Paraná, Brasil