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Grandes Pet Centers: como impactam em meu negócio


Se a sua cidade tem pelo menos 500 mil habitantes, talvez você já tenha visto os Grandes Pet Centers. Se não viu ainda, pode ser que veja em breve. Eles têm um grande poder econômico, lojas muito bem montadas, amplo estacionamento e preços mais atrativos do que os seus. Mas… não os tema! Sabe por quê?

Em 2017, eu estava viajando bastante para Londrina e conversei com diversos donos de Pet Shop que estavam preocupados com o futuro de seus negócios com a chegada da Cobasi e da Petz à cidade. Como eu já tinha vivenciado a chegada desses grandes players em Curitiba, eles me perguntavam bastante quais eram as consequências para os pet shops locais, se muitos deles fechariam as portas, se o preço médio das rações despencaria, entre outras coisas.

Consequência 1:

Como as grandes redes investem bastante em propaganda, inclusive nos principais meios de comunicação de massa da cidade, elas fazem com que os consumidores potenciais desse mercado passem a dar mais atenção ao mundo pet, ficando mais propensos a considerar ofertas e promoções de rações, acessórios e serviços para seus bichinhos. Como assim, Ricardo? A Cobasi anuncia e eu me beneficio? Isso mesmo! Possivelmente, antes da chegada dessa grande rede, ninguém fazia propaganda de massa no mercado pet local e daí, quando um começa a fazer isso de forma constante, todo o mercado por tabela se beneficia.

Consequência 2:

O mercado local de rações super premium cresce. Para uma grande rede que investe bastante em lojas gigantes e em marketing, não vale a pena vender produtos baratos. O foco é todo para produtos de maior valor agregado. Por isso, eles treinam muito seus vendedores, fazem bastantes promoções nas lojas e direcionam sua comunicação para vender, por exemplo, rações super premium. Com o tempo, boa parte dos consumidores começa a entender os benefícios de se comprar produtos de maior valor agregado e o patamar desse mercado como um todo cresce. Ou seja, a chegada desse grande pet center, no médio e longo prazo, faz você vender produtos de maior valor agregado no seu Pet Shop também.

Consequência 3:

O varejo pet, como um todo, aumenta seu nível de profissionalismo, principalmente se a sua loja está na área de influência primária desse grande pet center, que são até 8 km de raio de distância dele. Mas como assim, Ricardo? Calma que eu já te explico!

É natural que na chegada de um grande concorrente nacional, as lojas de varejo local busquem melhorar sua estrutura, ofereçam serviços diferenciados para seus clientes e treinar mais sua equipe de vendas e de banho e tosa, afinal eles precisam se diferenciar em prestação de serviço, já que dificilmente vão conseguir concorrer em preços. Esse movimento promove um ciclo virtuoso no comércio local que beneficia todo o mercado de Pet Shops e Banho e Tosa. Isso também tem um efeito colateral benéfico que é fazer com que quem não presta um bom serviço e não quer se aprimorar saia do mercado.

Em resumo, o que eu quero te dizer é que se você já presta um bom serviço para o seu cliente, mesmo com a abertura de um Grande Pet Center próximo a sua loja, a tendência é que você venda mais produtos de maior valor agregado e, a não ser que você dê o azar de estar a menos de 100 metros desse Pet Center, provavelmente seu tráfego de clientes não vai reduzir, pode até subir!

Grande abraço

Ricardo de Oliveira

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Paraná, Brasil