Our Recent Posts

Tags

Vale a pena investir em uma Franquia Pet?

Recebo bastantes questionamentos via WhatsApp se vale a pena investir em uma franquia Pet. Mas, eu recomendaria um pouco de cautela antes de tomar qualquer decisão. E vou elencar alguns passos aqui para você analisar e se sentir confortável quando for tomar a sua decisão definitiva.

Muitos franqueadores prometem o paraíso na terra para seus franqueados, como “uma marca já consolidada no mercado”, um sistema de gestão a prova de falhas, treinamento intensivo para equipe de loja e uma estratégia de marketing muito bem montada e eficaz em qualquer mercado. Mas existem 7 fatores que devem ser analisados e compartilho aqui com vocês.

Número 1 - Não existe sistema a prova de falhas e aplicado em qualquer mercado ou situação.

Então é preciso que você entenda que o sistema de “sucesso” do franqueador não é infalível. É claro que ele vai te vender a franquia dele como um negócio de muito sucesso, que já pensou e resolveu todos os problemas, que dá suporte integral para seus franqueados. Vai te mostrar os cases de franqueados que estão crescendo muito acima do mercado e se você perguntar dos cases de insucesso eles vão te responder que a loja franqueada A, B e C fecharam as portas por culpa do franqueado, porque ele não seguiu a metodologia da franquia, ou seja, nunca é culpa do franqueador.

Sabendo disso, é importante que você analise todas as promessas do Franqueador e ligue para pelo menos 5 lojas franqueadas, dentre elas na sua cidade, no seu Estado e em outros Estados, caso existam.

Se você disser pro franqueador que vai fazer isso, provavelmente eles vão querer indicar as lojas que você deve ligar. Se isso acontecer, ligue para essas indicações, mas não se limite a ligar apenas para elas.

Número 2 – Se você está abrindo um Pet Shop querendo se livrar de chefes e ter autonomia para tomar decisões, pense bem!

Entrar numa franquia quer dizer que você deve seguir as regras daquela rede e trabalhar dentro de um modelo já estabelecido. Sendo assim, pode ser um mau negócio, caso você pretenda fazer tudo do seu jeito.

Alguns franqueadores vão até te dizer que algumas decisões são compartilhadas com os franqueados. No entanto é importante você saber que as decisões mais importantes de um Pet Shop como qual é o Mix de Produtos, estratégia de marketing e estratégia de preços, na maioria das franquias, são tomadas pelo franqueador.

Número 3 – Entenda exatamente qual o montante total a ser investido

Algumas franquias costumam divulgar que para abrir uma loja são necessários 100 mil, 200 mil reais, mas será que é isso mesmo? Para abrir uma franquia, não basta apenas ter o dinheiro exigido pelo franqueador como investimento inicial, você precisa prever o capital de giro necessário para a loja se manter de pé e até chegar ao ponto de equilíbrio que varia entre 3 meses ou até mais de 1 ano!

Por isso é importante você pedir orientação do franqueador e principalmente conversar com outros franqueados.

Número 4 – Se você quer trabalhar pouco e não ser cobrado, fuja da franquia.

Algumas pessoas pensam que, como a franquia já oferece um sistema de negócio definido para implementação, elas precisarão trabalhar menos, permitindo inclusive que os sócios mantenham seus empregos ou toquem outros negócios ao mesmo tempo. Cuidado! Isso pode ser um grande engano.

Em geral, os franqueados trabalham muito e são cobrados por metas de faturamento, margem, mix e outros indicadores qualitativos como nível de padronização da loja, aplicação de campanhas de marketing, índice de satisfação dos clientes e entre outras coisas mais.

Número 5 – Estude os números e leia todo o contrato

Antes de fechar qualquer negócio, calcule todo o investimento necessário, avalie as taxas cobradas pelo franqueador, leia todas as cláusulas do contrato e avalie qual é a renda real que aquele negócio pode te gerar. É importante você dizer para o franqueador o quanto você tem de expectativa de ganho para que ele te diga se é viável ou não.

6 – Avalie o seu Franqueador

Esse é um erro fatal! Se o seu franqueador e as regras da franquia te atrapalham mais do que ajudam, você está encrencado, meu amigo e minha amiga! Assim como o franqueador tem um processo de escolha dos franqueados, você também deve ter um processo de escolha dos franqueadores. Ninguém é mais do que ninguém nessa relação, portanto não se apequene durante essa negociação. Seja determinado e confiante.

Por isso, novamente, converse com outros franqueados sobre a relação com o franqueador, pergunte as principais dificuldades dessa relação, quais os pontos fortes e fracos da metodologia da franquia.

Outro bom indicador da seriedade do franqueador é o interesse dele em te conhecer melhor, saber mais sobre suas habilidades, experiência, objetivos e vontade de fazer o negócio acontecer.

Se você quer saber se pro seu perfil de empreendedor a franquia pet é um bom negócio, conheça nossa mentoria online pelo WhatsApp. Além de te ajudar a responder isso, ainda vou te ajudar a montar um plano de negócios completo para montar o seu Pet Shop, reduzir seus riscos e aumentar muito suas chances de sucesso.

Um grande abraço.

Ricardo de Oliveira

  • Preto Ícone LinkedIn

Paraná, Brasil