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Bons funcionários: como contratá-los para seu PetShop

Ser empreendedor exige coragem, determinação e feeling para contratar bons funcionários. Será mesmo que precisa desse feeling?

Lembro-me que uns anos atrás, quando eu ainda nem tinha me envolvido com o Mercado Pet, eu levava minha gata para dar banho num Pet Shop perto da minha casa. Eu gostava de ir lá porque tinha uma pessoa que trabalhava nessa loja, a Cibele, que era muito atenciosa comigo e muito amorosa com a minha gatinha, e olha que a Fofucha era muito brava e nos outros Pet Shops que eu já tinha ido, ela arranhava todo mundo. Fiquei mais ou menos um ano levando a Fofucha para dar banho lá naquele Pet Shop por causa da Cibele. Até que em um belo sábado, fui lá no PetShop e, para minha surpresa, fiquei sabendo que a Cibele não trabalhava mais lá! Fiquei triste, deixei a gata pra dar banho, não sei se era impressão minha, mas já senti que o atendimento não era a mesma coisa, que o carinho com a Fofucha não era o mesmo.

Uns meses depois, descobri que a Cibele estava trabalhando num PetShop do outro lado da cidade, bem longe de onde eu morava. Mesmo assim, nem pensei duas vezes e comecei a frequentar esse PetShop só por causa dela. Aliás, é em homenagem às “Cibeles” que existem por todo o país que decidi escrever sobre bons funcionários.

Então vamos às dicas:

Dica 01. Não contrate ninguém que você não pode demitir

Essa é uma regra bem básica, mas que muito dono de Pet Shop não obedece. Todo mundo tem aquele cunhado meio vagabundo, aquela prima meio paradona, ou pior, aquele cliente especial que quer dar uma oportunidade de trabalho pra filha que adora animais. Fuja a todo custo de contratar quem pode te causar problemas familiares, de relacionamento com clientes ou fornecedores se você precisar demitir.

Dica 02. Só contrate quem tem amor genuíno por animais

Essa deve ser a primeira informação a ser checada na entrevista. Se a pessoa não te passar segurança na resposta, já pode encerrar ali a conversa. E não basta amar, tem que mostrar para os clientes que ama, recebendo os cachorros e gatos com carinho, brincadeiras e mimos, tratando eles o tempo todo com cuidado e profissionalismo.

Dica 03. Seu funcionário tem que saber se comunicar muito bem!

Essa pessoa venderá a imagem da sua loja para os clientes. Sendo assim, ela deve comunicar-se facilmente, de forma clara e sempre positiva. A comunicação deve fluir não só com clientes, mas com os colegas de trabalho e com você.

Dica 04. Não contrate quem tem dificuldades com o mundo digital

Essa pessoa precisa saber o básico para poder operar um caixa, registrar os atendimentos no seu CRM, comunicar-se pelo WhatsApp da loja com clientes, responder a emails e outras coisas mais. Não dá pra contratar alguém em plena era Digital que não saiba fazer isso. Entendeu? NÃO DÁ!

Dica 05. Foco, organização e agilidade.

Imagine um sábado de sol, início de mês, sua loja cheia de clientes tirando as coisas de lugar e seus funcionários não te ajudando a manter o espaço minimamente organizado? Por isso, busque contratar pessoas focadas e organizadas, que possam não só vender, mas também atender ao telefone, organizar, limpar e desenvolver outras atividades produtivas para sua loja.

Dica 06. Contrate quem tem qualificação no Mercado Pet

Hoje em dia, o mercado oferece diversos cursos para formação de profissionais do ramo pet. Sendo assim, você já pode exigir algumas qualificações técnicas para as pessoas que você vai contratar, não apenas Banho e Tosa, mas na área de atendimento e vendas também.

Busque contratar quem tem esses cursos e quem já tem experiência no mercado pet. Assim, o período de treinamento será mais curto e o profissional começa a agregar valor e dar resultado mais rápido.

Entre em contato com essas escolas e desenvolva parcerias para eles te mandarem os profissionais que se formarem lá.

Lembre-se da história que eu contei sobre a Fofucha e comece a valorizar cada vez mais os profissionais que trabalham com você. O sucesso do seu negócio depende disso também.

Grande abraço!

Ricardo de Oliveira

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Paraná, Brasil