Our Recent Posts

Tags

Banho e tosa: que equipamentos fundamentais precisa para montar um?


O Banho e Tosa dos Pets, conhecido também como Centro de Estética Pet é a principal fonte de renda e lucro de um Pet Shop. E hoje vamos ver quais os equipamentos fundamentais que são necessários para montar a estrutura do serviço que vai gerar grande faturamento para você.

A maioria absoluta do público de um Pet Shop vai periodicamente a sua loja para lavar, secar, aparar e enfeitar seu pet. Por isso, essa área requer muita atenção e foco no seu negócio. Vale a pena investir em infraestrutura e profissionais especializados, além de respeitar as regras sanitárias e de segurança.

Vamos então aos equipamentos fundamentais, ou seja, praticamente “obrigatórios” para sua área de Banho e Tosa.

O primeiro é o SOPRADOR

Ele é utilizado na pré-secagem do animal. É um jato de vento que remove a água dos pelos logo após o banho, e serve para agilizar o processo de secagem e ajudar a economizar energia.

O segundo é o SECADOR

É ele quem seca realmente o animal. Tem que investir em um modelo que tenha boa ergonomia e seja de boa qualidade para não te deixar na mão já que a utilização será intensa!

O terceiro é MÁQUINA DE TOSA

Assim como os secadores, elas também devem ser ergonômicas e duráveis, pois serão usadas bastante.

A tosa é o seu cartão de visitas para clientes. Por isso, os profissionais responsáveis por elas devem ser muito bons!

O quarto são as LÂMINAS DE TOSA (DE VÁRIOS TAMANHOS)

A numeração de cada lâmina é inversa, ou seja, quanto menor o número, maior a altura do corte. Cuide da limpeza diária da máquina e das lâminas, invista também em adaptadores, lubrificantes e desinfetantes para elas.

O quinto são as MESAS DE TOSA

A mesa de tosa garante que o serviço seja realizado com segurança e qualidade. Alguns modelos têm regulagem de altura, que facilita o trabalho para o profissional do banho e tosa.

Invista também em

  • shampoo

  • talco

  • abrilhantador

  • lacinhos e gravatas para uma finalização diferenciada que fideliza seus clientes.

Agora atente para algumas regras técnicas:

REGRAS TÉCNICAS

A resolução n° 1069/2014 do CFMV recomenda que o espaço do seu Banho e Tosa seja separado do resto da loja e ofereça conforto para os animais, com o mínimo de 2,70m de altura por 2,70m de largura. O escoamento da água deve ser feita diretamente na rede de esgoto, enquanto o tanque ou a banheira precisam de uma caixa de sedimentação sem infiltrações. Já as instalações elétricas ou hidráulicas devem ser protegidas por calhas ou canaletas externas.

Além disso, a área de banho e tosa deve ter piso, paredes e teto com superfície impermeável e lavável, sendo recomendado o uso de azulejos, pois são mais fáceis de limpar. O ambiente precisa ser ventilado e ter um extintor de incêndio acessível. Vale frisar que todos os equipamentos utilizados durante a prática devem apresentar boas condições de higiene e conservação, com manutenção comprovada.

Grande abraço

Ricardo de Oliveira

  • Preto Ícone LinkedIn

Paraná, Brasil